MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Peças e Serviços

Aditivos para radiadores evitam muito mais do que aquecimento


Ao contrário do que alguns mitos querem fazer acreditar, aditivos para radiadores não são opcionais. Sem eles, o uso de água pura para o arrefecimento aumentará os custos de manutenção de seus equipamentos.

Um bom aditivo para radiador irá elevar o ponto de ebulição da água e isso permite que ela absorva mais calor, que de outra forma iria superaquecer o motor. Mas tão importante quanto isso, é neutralizar o efeito oxidante que a água possui quando entra em contato com o metal do radiador. O uso de água pura, com o tempo, irá criar furos e inutilizá-lo, podendo antes disso entupir o sistema de bombeamento de água com fragmentos oxidados ou ainda danificar o motor, devido a falhas no arrefecimento oriundas de vazamentos.

Quando a água do radiador está marrom, isto não é sujeira, é ferrugem. E talvez já seja tarde demais, pois utilizar aditivos depois que o radiador está enferrujado trará grandes volumes de partículas de metal oxidado para a solução, acelerando o processo de criação de furos e aumentando o risco de entupimentos. O aditivo remove todo o metal oxidado, em quantidades grandes que alteram a estrutura, causando folgas na bomba d'água, além de fazer com que os selos do motor se rompam com a pressão.

Deste modo, é muito importante sempre usar o fluido refrigerante recomendado pelo fabricante, que possui a formulação certa para a capacidade do radiador, pressão de trabalho e até mesmo o tipo de liga metálica utilizada.

Se comprar um equipamento usado, verifique como está a qualidade do líquido refrigerante no sistema. Se estiver fora dos parâmetros, melhor trocá-lo, pois o investimento em fluídos refrigerantes dá muito mais retorno quando o sistema de arrefecimento está livre de oxidação.




Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Princípios essenciais de rompedores hidráulicos embarcados - parte 1.

Leia mais



Geradores em condomínios: o que é melhor? Estacionário ou portátil?

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018