MAIS NESTE BLOG
Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic
Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo
Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic
Você sabia que a Chicago Pneumatic ajudou o homem a chegar na Lua? Observe nesta foto do pouso da Apollo 11 o que parecem ser “bolas de futebol” no topo da cápsula. Elas foram infladas através de um compressor especialmente desenvolvido pela Chicago Pneumatic para a NASA.
Exatamente às 12:50 do dia 24 de julho de 1969, o módulo de comando Columbia trazia de volta para casa os primeiros seres humanos a pisar na Lua. Abrindo seus paraquedas após uma reentrada na atmosfera a 40.320 km/h a cápsula mergulhou suavemente nas águas do Pacífico a cerca de 2.000 km do Havaí.
A função desses sacos infláveis não estava relacionada com o amortecimento da queda, mas sim para garantir que o módulo ficasse com a escotilha para cima. Devido ao seu design, ele boiaria sem os sacos, mas poderia fazê-lo tanto com a escotilha de saída para cima quanto para baixo (embaixo da água), o que seria um sério problema para a retirada dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Desse modo a NASA projetou o sistema que era inflado por um pequeno compressor de ar, após o pouso, fazendo com que a escotilha virasse para cima.
A tecnologia desenvolvida pela Chicago Pneumatic reunia características excepcionais para a época:
- Capacidade de gerar grande quantidade de ar em pouco tempo.
- Tamanho extremamente compacto.
- Baixíssimo peso.
- Resistência a grandes variações de temperatura e pressão (incluindo vácuo).
- Resistência a vibrações intensas.
Dentre tantas realizações memoráveis em que a Chicago Pneumatic contribuiu para o sucesso, esta talvez seja a de maior orgulho e desafio técnico. E sem dúvida, trata-se do compressor portátil que foi transportado para mais longe até hoje.
Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018