MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Ferramentas para Construção

Conheça os rompedores hidráulicos adaptados para operar acima de 1000 °C



Nem todo mundo sabe, mas rompedores hidráulicos embarcados podem ser customizados, alterando características para aplicações sob medida.

Um interessante exemplo pode ser visto no processo de mineração de cobre.

O processo exige a fusão do minério extraído em um forno a mais de 1000 °C para separá-lo da rocha. Desse modo, o cobre liquefeito pode ser despejado em um recipiente de coleta (cadinho) e seguir para as próximas etapas de processamento, já purificado.

Após cada separação, o forno deve ser limpo para prepará-lo para a próxima carga. Uma das técnicas utilizadas para isso é remover as grandes incrustações através de um rompedor hidráulico, com o forno ainda quente. Um equipamento comum, entretanto, não resiste às temperaturas que podem ultrapassar 1000 °C. As partes móveis são afetadas perdendo energia nos golpes e as mangueiras se desgastam prematuramente.

Uma solução bastante eficaz, foi desenvolvida pela empresa estatal de mineração chilena, Codelco, adaptando um rompedor modelo RX22 da Chicago Pneumatic com um ponteiro extralongo, fazendo com que as partes móveis ficassem menos expostas à temperatura e aumentando a eficiência na transferência de energia. O comprimento foi feito sob medida levando em conta a resistência específica à ruptura das incrustações de rocha no forno.

O Chile é responsável por um terço da produção de cobre no mundo. Atualmente isso gira em torno de 5 milhões de toneladas ao ano, e o país planeja chegar a um aumento de 50% até 2022.

Além destas customizações, muitas outras podem ser feitas, bastando contar com um fabricante que tenha boa presença local e equipes de engenharia e desenvolvimento próprias.

Abordaremos outros casos aqui no blog da CP. Fique conosco e fique bem informado!




Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Lubrificantes para equipamentos de construção - princípios básicos.

Leia mais



Geradores em condomínios: o que é melhor? Estacionário ou portátil?

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018