MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Energia Portátil

Corte de pedras e concreto com fio diamantado: uma técnica em expansão.

O sistema de corte por fio diamantado tem crescido muito em diferentes setores devido às vantagens de qualidade e precisão que apresenta. Em pedreiras, por exemplo, o uso de explosivos é veloz e produtivo, mas perde em qualidade com as ondas de choque causando um grande número de fraturas. Especialmente em se tratando de rochas ornamentais, a qualidade com o uso de fio diamantado é muito superior. E a velocidade do corte é bastante razoável, variando normalmente entre 3 a 16 m²/h.

O corte de concreto com fio diamantado também é uma aplicação em crescimento, pois este sistema permite a execução de cortes de qualquer tamanho e geometria, podendo substituir o corte com disco diamantado em quase todos os casos, como corte e demolição de grandes estruturas de concreto armado, bases de máquinas, corte de pilares de concreto, demolição de chaminés, torres e fundações. Também pode ser empregado em ambiente subaquático.

Basicamente estas máquinas são compostas de uma unidade hidráulica e um sistema de polias de tração e desvio do fio diamantado, conectado à unidade hidráulica através de mangueiras.

A alimentação normalmente é feita por um gerador de energia portátil, e o surgimento de equipamentos específicos para este tipo de aplicação tem contribuído para sua expansão ainda maior.

Geradores de energia portáteis como os modelos da Chicago Pneumatic CPDG 126 ou CPDG 155 possuem a potência adequada aos equipamentos de corte mais utilizados no mercado. O correto dimensionamento da potência é extremamente importante para preservar a vida útil do gerador. A operação próxima ao limite é prejudicial para a vida útil do motor e sistemas de lubrificação. Mas o sub dimensionamento também é nocivo, na medida em que um motor operando muito abaixo de sua capacidade, irá exigir muito mais manutenção.

Além disso, outra adequação essencial são a carenagem vedada e filtros de ar de alta capacidade, absolutamente necessários para que o gerador de energia suporte as altas quantidades de poeira geradas pelo corte com fio diamantado. Você pode ler mais sobre este assunto especificamente neste post, sobre Operação de geradores em ambientes altamente poluídos.



Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Lubrificantes para equipamentos de construção - princípios básicos.

Leia mais



Princípios essenciais de rompedores hidráulicos embarcados - parte 1.

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018