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Como já vimos no post sobre os danos provocados pelo uso da graxa errada em rompedores, o uso do lubrificante correto é vital para as altas pressões e impactos, aos quais um rompedor é submetido, não destruam este valioso equipamento. E tão importante quanto o lubrificante certo, é seu processo de aplicação.
A primeira etapa ocorre logo antes de instalar a ferramenta de trabalho, quando deve-se lubrificar a bucha de desgaste e sua haste. Aplique uma quantidade suficiente de pasta para cinzel para reduzir a fricção e o desgaste na área da guia.
Após engraxar as buchas de desgaste, insira a ferramenta com a ajuda de uma escavadeira.
As barras de retenção devem ser engraxadas com pasta para cinzel e postas de volta em seu lugar.
Insira as tampas de vedação nos encaixes das barras de retenção e coloque os pinos trava no lugar usando um saca-pino e um martelo.
Um rompedor hidráulico embarcado pode ser equipado opcionalmente com uma unidade automática de lubrificação CP-Lube.
Este sistema auto engraxante pode ser conectado diretamente à caixa do rompedor e supre as buchas de desgaste e a ferramenta de trabalho com pasta de cinzel. Leia mais no post As vantagens dos cartuchos de graxa pré-instalados. Para instalar um cartucho de graxa, remova a tampa do cartucho e certifique-se de que a espuma de vedação ao redor da rosca esteja corretamente posicionada.
Insira o cartucho no furo do tubo do CP-Lube e gire até onde for possível.
A taxa de aplicação da graxa pode ser ajustada para atender melhor às necessidades.
Solte a porca e gire o parafuso no sentido horário para diminuir a taxa de aplicação da graxa.
Girar o parafuso no sentido anti-horário vai aumentar a taxa de aplicação.
Para lubrificação manual, deixe o rompedor hidráulico na posição vertical sobre a ferramenta de trabalho e aplique pressão de contato.
Remova a tampa da caixa do rompedor com uma chave de fenda.
Conecte a pistola de graxa ao bico de graxa e injete de 5 a 10 cargas de pasta de cinzel a cada 2 horas de operação.
Não se esqueça de reinstalar a tampa da caixa após cada intervalo de lubrificação.
Em caso de dúvida, é importante sempre ter em mãos o manual do equipamento. A lubrificação correta é a alma de um rompedor!
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