MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page> Peças e Serviços

   Dicas de segurança para operar um compressor de ar.

A grande maioria dos acidentes com ar comprimido podem ser eliminados apenas evitando-se aplicações que fujam da destinação principal do compressor de ar. Mas além disso, existem cuidados operacionais e de manutenção, que se seguidos corretamente, minimizam as ocorrências a virtualmente zero.

Um dos principais pontos de cuidado são as mangueiras, conexões e válvulas de segurança. Inspecione-as regularmente. Basta um pequeno orifício para provocar perigosos jatos de ar comprimido. Toda frota de equipamentos sempre dura e rende muito mais com um programa de manutenção preventiva, que inclui estas checagens periódicas. Além disso, é muito importante tomar cuidado para nunca forçar as mangueiras de modo a dobrá-las ou colocá-las em posição sujeita a estreitamentos. O espaço por onde passam precisa estar livre e desobstruído.

Durante a operação da mangueira, também é importante que sempre sejam despressurizadas antes de uma conexão ou desconexão.

Para operações em obras ao ar livre utilize somente compressores portáteis, com carenagens adequadas para este tipo de aplicação. Compressores não preparados para operar sob o tempo poderão sofrer desgastes internos por ferrugem, o que pode originar problemas graves, como até mesmo explosões.

As saídas de ar do compressor, também precisarão estar livres, nunca deixe-as muito próximas de paredes ou outros objetos. E nunca trabalhe próximo demais do compressor, pois suas partes quentes poderão provocar queimaduras. Também para evitar este tipo de acidente, utilize luvas e ferramentas ao desconectar mangueiras após a operação.

Quando uma ferramenta estiver conectada, certifique-se sempre de que ela está travada e desligada, antes de ligar o compressor de ar.

Se precisar trocar alguma válvula ou conexão, jamais use peças que não sejam originais. Falhas neste tipo de componente podem provocar acidentes fatais.

Finalmente, e não menos importante, utilizar EPIs adequados sempre reduz os riscos de acidentes, em qualquer atividade construtiva ou industrial.



Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Princípios essenciais de rompedores hidráulicos embarcados - parte 1.

Leia mais



Geradores em condomínios: o que é melhor? Estacionário ou portátil?

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018