MAIS NESTE BLOG
Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic
Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo
Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic
Geradores de energia da CP existem há mais tempo do que você imagina.
Atuando desde 1988 no Brasil, a história mundial da Chicago Pneumatic é centenária. Sempre caracterizada pela inovação e liderança tecnológica, suas soluções estiveram à frente de marcos da humanidade, como a ida à lua e também ajudando os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial.
Escolha a torre de iluminação certa e durma bem.
Torre de iluminação lembra noite, mas também remete a motor diesel. Por sua vez noite lembra silêncio, que não é bem o que relacionamos a um motor... Com os centros urbanos se tornando cada vez mais densos e a legislação cada vez mais rígida sobre poluição sonora em obras, conter os decibéis a níveis aceitáveis tem sido o grande desafio dos principais fabricantes de equipamentos para construção.
Geradores da Chicago Pneumatic garantem segurança e eficiência para a construção de um dos mais modernos metrôs no mundo.
O projeto do metrô de Riad, na Arábia Saudita teve a construção iniciada em 2014 e está programado para ser concluído em 2018. Seu escopo é ambicioso, com 87 estações localizadas em seis linhas, o que totaliza mais de 170 km de comprimento, sendo mais de 73,4 km subterrâneos.
Regimes de carga em geradores – parte 2 – Energia prime.
No post anterior vimos a aplicação mais comum dos geradores de energia – o regime Stand-by. Mas existem situações onde eles devem funcionar em tempo integral, é o que chamamos de regime prime.
Regimes de carga em geradores – parte 1 – Stand-by
Os regimes de carga são uma convenção de mercado e designados aos equipamentos pelos próprios fabricantes. As normas de qualidade relacionadas são a ISO3046, ISO 8528-1, AS2789, DIN6271 e BS5514 e, especificamente para telecomunicações, existe a norma NBR 14664.
Por que a tecnologia do alternador influi no dimensionamento do gerador - Parte 2: as vantagens do sistema AREP.
Conforme vimos na primeira parte desta série de posts, um dos principais fatores que provoca o superdimensionamento da capacidade de um gerador é a necessidade de uma corrente elevada de partida. No momento do acionamento, ocorrem picos de tensão que atingem todo o sistema elétrico do gerador. Tais picos não chegam a ser nocivos para os componentes do equipamento, à exceção do AVR.
Por que a tecnologia do alternador influi no dimensionamento do gerador.
No dimensionamento de um gerador está a base de uma operação eficiente e econômica. E nele, está também, a origem dos erros mais comuns que fazem empresas perderem dinheiro superdimensionando o investimento. Isso acontece principalmente por causa da necessidade de uma corrente de partida alta. E esta, por sua vez, é diretamente afetada pelo tipo de sistema de excitação do alternador.
HP, CV, kVA, kW – Entenda qual unidade usar para avaliar a potência de um gerador a diesel
Quando uma empresa solicita um orçamento de gerador de energia a diesel, é comum haver divergência nas unidades de medida principais tanto do lado de quem solicita quanto da parte de quem apresenta a proposta. É muito comum confundir kVA com kW e outro erro menos frequente também é considerar HPs ou CVs.
Os perigos de carga pequena demais para um gerador de energia a diesel
O gerador é acionado, e não muito tempo depois vê-se uma fumaça branca e óleo saindo pelo escapamento. Ele é novo, e testado, diesel de boa qualidade... O que será que aconteceu?
Corte de pedras e concreto com fio diamantado: uma técnica em expansão.
O sistema de corte por fio diamantado tem crescido muito em diferentes setores devido às vantagens de qualidade e precisão que apresenta. Em pedreiras, por exemplo, o uso de explosivos é veloz e produtivo, mas perde em qualidade com as ondas de choque causando um grande número de fraturas.
Operação de geradores em ambientes altamente poluídos.
Pedreiras, indústrias de cerâmica, cimento, móveis, usinagem, serralherias entre outras, são ambientes que precisam de geradores de energia. Mas todos são “inimigos” do gerador... Aliás, de qualquer equipamento mecânico.
A poeira em suspensão no ar, rapidamente se deposita em todas as partes móveis, criando atrito que as desgasta prematuramente. Cilindros e pistões estão entre as partes mais atingidas.
Geradores de energia: como alcançar altas potências com pequenos módulos.
Múltiplos geradores de energia operando como se fossem um só. Para alcançar grandes potências instaladas, este é um conceito que tem ganhado cada vez mais interesse do mercado, especialmente pelo surgimento de novas tecnologias de integração entre geradores.
Utilizando-se painéis de controle inteligentes, é possível fazer várias unidades de geração de energia a diesel operarem como se fossem uma só. Hardware microprocessado e softwares específicos fazem com que a carga seja sempre equitativamente distribuída entre cada módulo do conjunto, e se um novo módulo é retirado, avariado ou adicionado, o balanceamento se altera automaticamente.
Inovação em geradores fornece mais energia por metro quadrado.
A Chicago Pneumatic acaba de lançar um conceito em geração de energia de grande interesse para todos os tipos de indústria.
Os dois novos modelos com motor a diesel, de 330 e 500 kVA respectivamente trazem como grande inovação a capacidade de configuração modular em paralelo, atingindo até 102,4 / 128 / 140,8 MVA (Potência Contínua / Prime / Stand by) - em 16 conjuntos interligados de 6.400 / 8.000 / 8.800 kVA - ocupando metade do espaço que os similares mais próximos.
Cheque o sistema de partida das bombas d’água e economize (muita) energia.
Bombas d’água são um dos equipamentos mais frequentes em instalações industriais e de construção. E podem também ser responsáveis por um dos desperdícios de energia mais comuns.
Ao adquirir um equipamento deste tipo, existem diferentes opções de sistemas de partida, tais como soft start, “estrela-triângulo” e partida direta. Esta última é muito utilizada devido ao seu menor custo, porém para bombas acima de 10 cv pode acarretar grandes custos energia.
Equipamentos a Diesel em ambientes inflamáveis: cuidados básicos
Motores a Diesel: um elemento em comum entre compressores de ar portáteis, geradores de energia e torres de iluminação.
Centelhas: uma característica em comum entre todo equipamento com motor a Diesel.
Se um desses equipamentos estiver em um local exposto a gases inflamáveis...
Ideias para uma iluminação mais eficiente na obra – parte 1
A OHSA recomenda internacionalmente uma iluminação de área de trabalho em obras de no mínimo 3 “foot-candle” para áreas externas e até 5 para áreas subterrâneas.
Um “foot-candle”, é a medida da intensidade da luz produzida por uma vela à distância de um pé (1 foot = 30,5cm) - sob condições muito específicas...
Analisando o custo total de propriedade em torres de iluminação – parte 1
O conceito de Custo Total de Propriedade, também chamado de TCO (Total Cost of Ownership) é um assunto recorrente neste blog, devido à sua importância para outra sigla – o ROI (Return of Investment). O importante não é quanto você paga por um equipamento, mas sim o quanto ele traz de retorno financeiro para seu negócio. E isto envolve muito mais que o “preço” de compra do equipamento. Envolve custo de operação, manutenção e duração da vida útil.
Geradores de energia portátil semiprofissionais. Dicas para a escolha certa
Geradores para uso intermitente (abaixo de 1000 hs por ano), pertencem a uma categoria chamada de SEMIPROFISSIONAIS. Suas aplicações atendem desde usuários domésticos, profissionais liberais e pequenas obras ou indústrias.
Geradores portáteis na Indústria avícola: energia para manter a temperatura certa.
Na produção comercial de frangos de corte, cada segundo conta. Para manter as margens saudáveis, nenhum item do processo de crescimento e engorda pode ser interrompido. E muitos deles, dependem de energia, algo não muito confiável nos dias de hoje.
Geradores em condomínios: o que é melhor? Estacionário ou portátil?
Entre os geradores de energia a Diesel, mais comumente utilizados para apoio ao sistema de energia em condomínios, existem duas categorias em que podemos dividi-los:
- Estacionários: normalmente possuem um custo de aquisição inicial menor, mas é preciso ficar atento aos valores necessários para sua instalação, que sempre são significativos.
Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração
Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018