MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Energia Portátil

Geradores de energia: como alcançar altas potências com pequenos módulos.



Múltiplos geradores de energia operando como se fossem um só. Para alcançar grandes potências instaladas, este é um conceito que tem ganhado cada vez mais interesse do mercado, especialmente pelo surgimento de novas tecnologias de integração entre geradores.

Utilizando-se painéis de controle inteligentes, é possível fazer várias unidades de geração de energia a diesel operarem como se fossem uma só. Hardware microprocessado e softwares específicos fazem com que a carga seja sempre equitativamente distribuída entre cada módulo do conjunto, e se um novo módulo é retirado, avariado ou adicionado, o balanceamento se altera automaticamente.

Tomemos por exemplo, o modelo de gerador portátil a diesel CPDG 500, da Chicago Pneumatic. Cada gerador possui potência de 500 kVA. Entretanto, também possui um controlador inteligente que é capaz de comandar até 16 unidades como se fossem um único gerador. E o mais interessante é que realmente o conjunto se comporta como uma única máquina, podendo ser sincronizado em outras 16 unidades. Também controladas pelo mesmo sistema digital de sincronia. Em outras palavras, é possível sincronizar 16 conjuntos de 16 geradores cada um, tudo com balanceamento automático de carga.

Deste modo, é possível alcançar até respeitáveis 102,4 MVA de potência contínua ou 140,8 MVA em stand by.

A modularidade traz a grande vantagem de permitir rápidas mudanças de lay-out, ampliações ou downsizing de modo muito simples. No exemplo que demos, este modelo da Chicago Pneumatic possui olhal para içamento e encaixe para empilhadeiras, com engates elétricos plug & play. Tudo pode ser movido muito facilmente e a baixo custo.

Paradoxalmente, várias unidades acabam por ocupar menos espaço que unidades de grande porte, pois o modelo CPDG 500 possui metade da largura que seus equivalentes no mercado e a maior densidade energética por metro quadrado em relação a outros geradores de maior porte. Leia mais sobre este tema.

A manutenção também implica na parada de uma unidade por vez, sem desligar toda a matriz que mantém o balanceamento de carga. E unidades menores possuem motores menores, com maior disponibilidade de assistência técnica. Leia mais sobre as diferenças de custo de manutenção.



Até 16 geradores portáteis podem ser sincronizados como se fossem uma única máquina...



... e até 16 conjuntos podem ser sincronizados gerando até 140 MVA!


Veja futuramente neste blog mais exemplos de aplicações modulares para geração de energia, atendendo a todos os tipos de indústria. Fique conosco, inscreva-se, curta nossa Fan Page e conecte-se a nosso grupo de discussão no LinkedIN. Estamos sempre repletos de novidades para sua atualização profissional!



Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Lubrificantes para equipamentos de construção - princípios básicos.

Leia mais



Princípios essenciais de rompedores hidráulicos embarcados - parte 1.

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018