MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Peças e Serviços

Manutenção de ferramentas é manutenção da saúde.

Cerca de 10% dos trabalhadores que operam ferramentas vibratórias podem desenvolver a síndrome de vibração mão-braço, também chamada de “síndrome do dedo branco”.



Esta doença é causada pelo uso repetido e frequente de ferramentas com intensa vibração, como martelos pneumáticos, por exemplo.

A medicina ainda não encontrou uma explicação exata para o que leva a esta condição. É provavelmente devida a constantes micro lesões nos nervos e vasos sanguíneos dos dedos.

Foi descoberta pelo médico Maurice Raynaud em 1862, e por isso também é denominada “doença de Raynaud”.

Com a continuidade da exposição ao movimento vibratório nas mãos, o trabalhador passa a ficar com as pontas dos dedos brancas. E essa descoloração vai crescendo até cobrir toda a extensão dos dedos do profissional.

Caso o trabalhador com a doença do dedo branco insista em trabalhar em tais condições, o efeito da vibração em seu corpo pode chegar à condição grave de gangrena, que é a falta de sangue na região dos dedos, podendo levar à amputação.

Para evitar essa enfermidade, existem 3 frentes distintas de atuação, que devem ser adotadas em paralelo:

1- Escolha de ferramentas com baixo nível de vibração: O mercado oferece muitas opções de preço, mas também de qualidade. Antes de comprar um martelo ou outras ferramentas pneumáticas, compare os níveis de vibração informados pelo fabricante.

2- Manutenção correta das ferramentas já existentes: Utilize sempre a assistência técnica recomendada pelo fabricante, além de peças e insumos originais. A baixa vibração depende de mecânica de precisão, e peças não originais sempre apresentarão especificações fora do projeto, que podem refletir em vibrações.

3- Programa de segurança no trabalho: Um bom programa de segurança no trabalho deve prever o uso de luvas adequadas, que além de diminuírem o impacto da vibração também manterão as mãos aquecidas, facilitando a circulação, além de pausas e exercícios regulares.

Prevenir as LERs (Lesões por Esforço Repetido) é muito mais que uma obrigação social e legal. É um investimento com retorno garantido, reduzindo custos com mão de obra e aumentando a produtividade.



Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Princípios essenciais de rompedores hidráulicos embarcados - parte 1.

Leia mais



Geradores em condomínios: o que é melhor? Estacionário ou portátil?

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018