MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Compressores de Ar Portáteis

Novos modelos de compressores portáteis com maior FAD já estão disponíveis no mercado.


Conforme vimos no post anterior os novos modelos da Chicago Pneumatic, uma das linhas mais tradicionais de compressores portáteis utilizados por perfuradores ganhou novo projeto, com aumentos de potência e portabilidade.

O grande destaque, entretanto, está no aumento da FAD (Free Air Delivery). A maior descarga efetiva de ar significa que podem ser utilizados compressores menores para as mesmas aplicações, economizando dinheiro e energia. Ou, em situações como perfuração de poços ou estacas, pode-se aplicar uma vazão maior pelo mesmo custo, fazendo com que a obra termine antes (desde que o martelo utilizado suporte uma vazão maior). Menor tempo de obra, significa além da liberação mais rápida do equipamento, também menores custos agregados, como mão de obra, combustível e manutenção.

Neste caso, quando o tempo de obra é menor, o custo de combustível que deve ser observado não é apenas o consumo do motor, mas sim o consumo da obra em si. Em outras palavras, um motor pode até consumir mais litros por hora, porém se ele entregar uma FAD capaz de terminar a obra muito antes, o tempo total de funcionamento terá sido menor, e o custo final de diesel, também menor.

Confira abaixo os ganhos de FAD da nova geração da Chicago Pneumatic (no post anterior você pode conferir os modelos que serão substituídos e as novas nomenclaturas)


A FAD (também chamada de caudal) é a quantidade de ar que o equipamento comprime e entrega para sua carga. Existe uma norma que estabelece a metodologia válida para medição: a DIN 1945, Parte 1, Anexo F e a norma ISO 1217, Anexo C.

Este parâmetro, medido em PCMs (Pés Cúbicos por Minuto) é o que mais impacta na produtividade e velocidade de uma obra, pois de nada adianta uma potência de motor alta (HP) ou pressão de trabalho alta, se o processo de compressão e saída tiverem perdas.



Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais


Lubrificantes para equipamentos de construção - princípios básicos.

Leia mais


Princípios essenciais de rompedores hidráulicos embarcados - parte 1.

Leia mais


Geradores portáteis na Indústria avícola: energia para manter a temperatura certa.

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018