MAIS NESTE BLOG
Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic
Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo
Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic
Existe um processo inevitável quando lidamos com metais: a corrosão. Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina. Trata-se de um processo natural, onde os materiais buscam um estado de menor energia. Deste modo, assim como a água flui buscando o nível mais baixo, o ferro e o aço têm a tendência de reagirem quimicamente com outros elementos, retornando ao seu estado de menor energia.
Muitos chamam a corrosão de ferrugem, mas é importante saber que nem toda corrosão é ferrugem, mas toda ferrugem é um tipo de corrosão, que acontece em ligas metálicas que contém ferro.
A corrosão metálica pode ser classificada de 3 formas distintas:
- Quanto à natureza do agente corrosivo: “úmida” que é a mais comum, onde a água do ar é um dos principais reagentes, e a “seca” – normalmente relacionada à ambientes com gases à alta temperatura.
- Quanto ao mecanismo que provoca a corrosão: que pode ser eletroquímico ou químico.
- Quanto à aparência, existem diversos formatos em que a corrosão se manifesta: uniforme, em cavidades, em frestas, em filetes, por placas, alveolar, intergranular, trincas etc.
Um estudo feito pela National Institute of Standards and Technology (NIST), nos EUA, demonstra que, do total de custos que a deterioração por corrosão gera, cerca de 1/3 podem ser evitados, através da manutenção correta, mas também principalmente na escolha do equipamento correto para cada aplicação.
Este é o caso, por exemplo, de geradores de energia. Para operação em ambientes sujeitos a grandes variações de temperatura e alta umidade, necessariamente deve-se optar por modelos com carenagem galvanizada, totalmente fechada e com vedação nas portas.
Note-se que construir instalações para proteger geradores sem carenagem, nunca terá a mesma eficiência do que modelos já projetados para resistirem às intempéries.
No que se refere à manutenção, os principais cuidados para evitar a corrosão do motor, alternador, radiador, caixa de engrenagens, rolamentos conexões e outras partes mecânicas está em utilizar:
- Combustível conforme especificação do fabricante;
- Óleo lubrificante original, formulado para proteção interna do motor;
- Fluído refrigerante original, formulado para proteger o radiador.
Além disso, operar o gerador no percentual de carga ideal, evita o processo de
carbonização e formação de agentes corrosivos.
Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018