MAIS NESTE BLOG

Cadastre-se e receba os boletins do Blog Chicago Pneumatic

Indique o recebimento do Blog Chicago Pneumatic a um amigo

Cancele o recebimento dos boletins do Blog Chicago Peumatic


Home Page > Ferramentas para Construção

Perfuratrizes hidráulicas ou conjuntos pneumáticos: qual o melhor equipamento para aplicações de perfuração?


Perfuratrizes hidráulicas ou pneumáticas possuem vantagens e desvantagens dependendo do uso em diferentes aplicações.

Nos conjuntos pneumáticos, que são formados por um compressor de ar e um martelo pneumático, o movimento mecânico é alimentado pelo ar comprimido. Já as perfuratrizes hidráulicas, por outro lado, utilizam fluidos pressurizados para gerar a força mecânica.

Esses dois sistemas usados para perfuração em mineradoras, fundações e poços, podem ser analisados quanto a 4 fatores essenciais na hora da escolha:

- Custo.

Perfuratrizes hidráulicas são mais vulneráveis a sujeira e possuem uma arquitetura mecânica mais complexa, o que exige uma manutenção mais especializada e cara. Seu custo de aquisição também é bem maior.

- Fatores ambientais.

As perfuratrizes hidráulicas oferecem maior risco para o meio ambiente, na medida em que existe o risco de vazamento de fluido hidráulico, que pode contaminar o solo.

- Praticidade/versatilidade.

As perfuratrizes hidráulicas precisam de uma fonte de alimentação confiável. São mais complexas de manobrar e transportar. Liberam muito mais calor para o ambiente de trabalho, a ponto de exigirem medidas específicas de segurança no trabalho.

- Potência versus velocidade.

Até aqui este comparativo é bastante favorável aos sistemas de perfuração de ar comprimido... mas é claro que se não houvessem vantagens nos sistemas hidráulicos, eles não seriam tão amplamente usados como de fato são. O principal fator que determina a escolha de um sistema hidráulico em detrimento de um pneumático, é a potência. Em aplicações onde alta potência é mandatória, os sistemas hidráulicos conseguem atingir as melhores marcas. Entretanto, não devemos confundir potência com velocidade. Conjuntos de martelos e compressores de alta pressão conseguem atingir produtividades tão altas quanto as perfuratrizes hidráulicas.

Antes de optar por um sistema ou outro, procure sempre comparar dados e condições de performance informados pelos fabricantes. Afinal, o que realmente importa não é a tecnologia, mas sim o retorno do investimento.



Bem-vindo ao blog da Chicago Pneumatic Constructions Technique!

Leia mais



Lubrificantes para equipamentos de construção - princípios básicos.

Leia mais



Geradores em condomínios: o que é melhor? Estacionário ou portátil?

Leia mais



Poços artesianos: entenda a relação entre pressão e vazão do ar comprimido e a performance da perfuração

Leia mais


Todos os posts deste canal   

Blog Chicago Pneumatic - Todos os direitos reservados © 2018